Virgílio Vieira Tebas

«Pasmo sempre quando acabo qualquer coisa. (...) O meu instinto de perfeição deveria inibir-me de acabar; deveria inibir-me até de dar começo. Mas distraio-me e faço.» (O livro do desassossego, 152)

Name:

« Virgílio Vieira Tebas é, até prova em contrário, o maior - senão mesmo o único - escritor falhado do século XXI em Portugal. Nasceu algures no tempo e no espaço... Está vivo actualmente (ou assim o parecia da última vez que foi visto), não se sabe bem onde. Criador da cantiga de inimigo, é também dono de um currículo inqualificavelmente extenso... Consta que teve de pagar (muito) para ver os primeiros textos publicados. Concorreu recentemente a um prémio literário, tendo conseguido não só não ganhar mas também ser classificado como "a pior proposta literária" (com direito a confiscação e destruição de bens pela polícia secreta). Mantém um 'blog' - com o título curioso de "Virgílio Vieira Tebas" - ao qual, carinhosamente, se refere como "vlog". » em revista Big Ode #4 (http://big-ode.blogspot.com)

Tuesday, October 01, 2013

exercícios de escrita

Tive este livro nas mãos noutro dia: http://www.writersdigest.com/uncategorized/things-to-write-about-great-places-to-find-ideas. E, apesar de ainda não o ter lido na íntegra, aliás, posto em prática... Acho que posso recomendá-lo a qualquer pessoa que leve a escrita um pouco mais a sério. Porque, mesmo antes de escrever, mostra que não há limites para a imaginação, que o maior bloqueador de escrita é o próprio escritor... Mas pode servir também, este livro, para desbloquear, aliás, iniciar a escrita pois todos os 642 exercícios são ideias que, sem dúvida, se desenvolverão de forma única e distinta consoante a pessoa que escreva (no meu caso penso que só servirão mesmo como exercícios pois o meu problema é precisamente ter ideias a mais para o que consigo escrever). O único senão que vejo à partida (ainda que possa não o ser) é só haver edição em inglês (que eu saiba): para quem está habituado a pensar, a ler e a escrever em português...
Na página acima, além do resto, tem uma ligação para (mais) ideias de escrita criativa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home